quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Cancelamento do Grito Rock no Dia 17/02

È com bastante tristeza por parte do Coletivo Vatos que anunciamos que devido à intransigência da Policia Militar do Estado de Minas Gerais, comunicamos o CANCELAMENTO do Grito Rock no dia 17/02, já que a referida corporação não disponibilizará efetivo para a segurança do evento impedindo dessa forma que conseguíssemos o Alvará para o dia 17 de fevereiro.

Apesar de nossos esforços e da Secretaria Municipal de Cultura de Vespasiano, não conseguimos demover o comando da Policia Militar de sua posição, não restando outra alternativa que cancelar o mesmo.

Via de regra, a PM não apoiou nem mesmo a realização do evetno no dia 16, que só foi garantido graças a boa vontade da Secretaria de Cultura que resolveu o impasse colocando um artista de Axé para tocar após as apresentações do Grito Rock.

Comunicamos ainda, que se algum artista que se apresentaria no dia 17, tiver condições de fazê-lo no dia 16, realizaremos a transferência do show sem problemas. E será uma maneira de demonstrar para a “burrocracia” vigente, a força de nossas ações e das pessoas nela envolvidas.

Para aqueles que não for possível a transferência, deixamos desde já nosso compromisso de trazê-los à Vespasiano em algum dos eventos de mesmo porte que o Coletivo Vatos tem planejado ao longo de 2010, como as Noite Fora do Eixo e o Festival Arena Livre.

Pedimos desculpa pelo inconveniente, mas é que as vezes o solo onde estamos plantando nossa semente se mostra um tanto quanto árido, mas nada que impeça que a música independente,através da parceria artistas e coletivos, germine um Oasis no meio do deserto cultural de Vespasiano.

Atenciosamente,

Fred Berli

Coordenador Coletivo Vatos

(31) 8845.7455

Bandas agora do dia 17/02

GIGANTE ANIMAL

O Gigante surge no ano de 2006 tendo como integrantes, Guilherme Schmidt, Henrique Zarate e Lucas Wirz que tocavam juntos no extinto College. Thiago Behrndt (Toda Essa Água) junta-se aos três e se inicia o trajeto musical de fato.

Por motivos próprios, Guilherme e Thiago deixam a banda no final de 2006.
Em 2007, Henrique e Lucas seguem viagem e acabam por encontrar Thiago Andrade (Karne Krua, Perdeu a Língua, Triste Fim de Rosilene e, atualmente, Debate) e Renato Ribeiro (Bandits e, atualmente, Porto).


BLACK SONORA

"Numa relax, numa tranqüila, numa boa?" Parafraseando Tim Maia, o Black Sonora chega ao Grito Rock, Vespasiano, trazendo a boa energia do soul, música latina e pitadas de rock, samba e hip hop. Desde 2002, apresenta esta experimentação sonora e busca na música negra influência para que o público dance com muito suingue e balanço.

O trabalho autoral do Black Sonora apresenta uma linguagem urbana misturada as vertentes mais dançantes da música negra. Canções como “Poesia Urbana” o baião funqueado “Yo No Quiero Stress”, o groove o rap core “Donde Estás Yemayá”, o funk rock, “O Mar Pra Mim”, e a balada soul “Tempo” são algumas das marcas do trabalho da banda que busca no funk, afro beat, dub, reggae, hip hop, música cubana, drum'n'bass, uma maneira própria de expressar a identidade sonora

O Black Sonora é uma das bandas mais experientes do circuito de Belo Horizonte. Está no currículo dos caras shows em festivais de inverno de cidades históricas de Minas, além de eventos importantes da capital como FAN (Festival de Arte Negra) e FIT (Festival Internacional de Teatro). A banda também participou do programa da GASSOUND, da rede TV, e dividiu palco com o Funk como Le Gusta e B Negão, ou seja, experiência e qualidade os meninos tem de sobra!


JULGAMENTO

Em atividade desde o final dos anos 90 o Julgamento é um dos principais expoentes da cena musical belo horizontina. O discurso direto e livre de apelações aborda temas relacionados à valorização humana mesclando beats eletrônicos, rimas,scratchs e elementos orgânicos resultando em um verdadeiro petardo sonoro. "Ritmo e poesia em sua mais pura expressão" como o próprio grupo se define.

O primeiro disco "No Foco do CAOS", gravado e produzido por Sérgio Giffoni, foi lançado de forma totalmente independente em abril de 2008. O trabalho foi masterizado por Fabrício Galvanni e conta ainda com as participações de velhos parceiros como a banda Ragna, a cantora Nathy Faria e expoentes importantes da cena hip-hopcomo Dokttor Bhu, Muck (SOS Periferia), Clodô D' Lui, DB e Luciano Pereira.

A banda esteve presente em diversos eventos da cena local como o Carnaval Revolução (2003), Eletrônika – Festival de novas tendências musicais (2004), Conexão Telemig Celular (edições 2004, 2005 e 2006- esta última contou com a participação da cantora Negra Li), a primeira edição do Festival Garimpo (2007) em comemoração aos 10 anos da Obra e do programa Alto Falante (Rede Minas/TV Cultura) e Stereoteca (2008).

RAPPOSA

Por Leandro Becker (Mp3 Magazine)

O disco de estréia, da banda Rapposa, "Temporada de Caça" (2008), soa como uma mistura de Jimi Hendrix com Red Hot Chili Peppers, unindo a malemolência daquilo que a própria banda classifica como funkrock (Peppers) com o peso do experimentalismo distorcido da década de sessenta (Hendrix). O resultado é um rock que consegue ser, ao mesmo tempo, visceral e dançante.

Baixos cheios de groove, riffs de guitarra matadores, levadas de bateria pulsantes e vocais ora melódicos, ora rapeados, formam a espinha dorsal de um trabalho que apresenta diversas alternativas. Constantes mudanças de clima e andamento dentro de uma mesma faixa e convenções oportunas e precisas mostram uma dinâmica bastante madura para uma banda formada por garotos tão jovens.

O somatório de todos esses fatores levou o Rapposa a angariar respeito e se apresentar em alguns dos mais importantes palcos do Rio de Janeiro, como o Teatro Odisséia e a Melt, além de abiscoitar o prêmio de melhor banda no II Festival Entropia Convida de Música Independente. Nada mau para uma rapaziada que está na casa dos 20 anos de idade.

KONKEN

.A banda KONKEM surgiu do encontro de músicos com estilos e características próprias com o propósito de compor canções verdadeiras e sinceras através de nossas diversidades musicais. A banda apresenta um estilo próprio criado pelas diversas influências contida em cada integrante, criando assim um misto de rock swingado, funk, hip-hop, vocal de personalidade e afinação.

Ao longo de sua trajetória a banda rompeu fronteiras e conseguiu os seguintes resultados: As composições “Águas Passadas” e “Falando com Jah” vencedoras do Festival Nacional Demo Hits, organizado pela operadora de celulares Claro em outubro de 2005 e janeiro de 2006 foram disponibilizadas como toques polifônicos. Em 2008, a banda foi destaque do Prêmio Mineiro de Música Independente, que contou com o apoio dos governos Federal e Estadual, Cemig e Rádio 98FM.

A banda prevê o lançamento do seu álbum ainda para o primeiro semestre de 2010. Com composições ousadas e letras que discutem a realidade, Konkem “10 Aldeias” desperta atitude e emoção alimentando aqueles que acreditam que o mundo pode ser verdadeiramente melhor.

Fala aí Vatos Loucos, insanos e malucos! Preparados para mais um Grito Rock em Vespasiano? Vamos apresentar os "chicos" que estarão nos palcos durante os 2 dias de folia distorcida! Lembrando que a luta continua para que a cultura em Vespasiano seja valorizada e RESPEITADA! Como já dizia Mário Quintana "Todos estes que ai estão atravancando meu caminho, eles passarão e eu passarinho"

Vamos então para o dia 16/02

MANOLOS FUNK

Quarteto mineiro, formado por Tchululu (vocais), Ricardo Ulpiano (Guitarras), Marcelo Sponchiado (baixo) e Fred Berli (bateria), que desde 2005 mistura o funk, o rock, o grunge e o pop o que resultou em sua sonoridade original. Ao ouvir a banda conseguimos perceber as fontes do som, mas ao mesmo tempo, a mistura dessas influências, a métrica, os timbres, as letras e a energia no palco dão à banda uma identidade própria, não rara, às vezes, em que ela é rotulada pelo tenebroso e temido “pop”.

Como artista independente que é, os Manolos se orgulham de ter se apresentado nos mais diversos e diferentes palcos e situações. Afinal, ja como ensina a dupla Bituca/Brant que "todo artista deve estar onde o povo está". E assim sendo, os Manolos percorreram uma longa estrada, de festinhas e apresentações em intervalos de faculdades em BH e no interior a grande festivais como o Jambolada 2009, 53HC Fest, Escambo e Bienal Internacional de Grafite de Belo Horizonte, Grito Rock de Montes Claros para ficarmos apenas em alguns.

Atualmente, a banda se prepara para lançar seu primeiro EP, produzido em parceria com Fabrício Galvani e Sergio Giffoni,e que tem em seu conceito uma nova maneira de se fazer o bom e velho Funk, com a cara do século 21.


THE HELL´S KITCHEN PROJECT

A The Hell's Kitchen Project foi formada no final do ano de 2006, com intenção de procurar uma nova textura de som, além de quebrar paradigmas. O som feito mescla diferentes estilos, com base no rock e electro, feito somente com três instrumentos: Baixo, Bateria e Voz.

Com letras em inglês, abordando o universo íntimo, particular e libertino do ser humano, a cozinha da banda complementa o clima proposto em cada música junto a voz. Uma experiência na qual o resultado sincronizado, se transforma, chegando a uma atmosfera de estilo próprio, mesclando explosão e particularidade. Sinta-se a vontade para experimentar nosso conteúdo.


CÃES DO CERRADO

(Por Lucas Mortimer)

No cerrado os cães são sujos, com sangue nos olhos. E entre árvores baixas e retorcidas, através de seus frutos de gosto forte, há pessoas que arrastam a vida. Como cães, tratados sempre a pontapés.

Sem muita técnica e com muito ímpeto, os Cães do Cerradotêm tudo para ser um grande desastre… E o desastre é o que eles querem! Musicalmente influenciados pelo punk seminal da década de 70, mas contaminando essa sonoridade estrangeira com suas próprias raízes e sua própria realidade, os Cães do Cerrado são seis garotos de uma cidade grande que escutam rock, mas que se lembram das histórias de seus pais e avós na pobreza e no interior de Minas Gerais.

Músicas fortes e apresentações intensas e vigorosas: entregando seus corações, suas mentes e tudo o que são à expressão imprudente do que têm dentro de si, os Cães são um desastre envolvente, com guitarras distorcidas e com alma!


CIDADÃO COMUM

Acorde! São acordes contra a sonolência, gritos contra o delírio do consumo. A banda realiza uma música 'alternativa' à pasteurização da indústria fonográfica atual. Estilo? O ouvido de quem ouve dirá. Mas é rock: guitarra, baixo e bateria (ponto)


THIAGO RIQUETTE

Vatolinos de Plantão! Thiago Riquette é um músico de Belo Horizonte e seu trabalho parte de sonoridades que vão do Pop, Jazz, soul music e R&B. Ou seja "mermão" música de negão! Fino!

Dono de um timbre incomum, o a artista acaba de lançar seu cd e começa a divulgar seu trabalho em festivais, casas de show e por aí vai. O seu álbum dançante “até o caroço” trata das relações humanas e a figura feminina é valorizada nas letras e na maneira como o artista se expressa nas canções! Gostei desta parada! :))

Um dos detalhes interessantes nas faixas disponibilizadas no myspace é a riqueza melódica com arranjos muito bem trabalhados. Além disso, revelam a maturidade sonora adquirida pelos anos de experiência apesar da pouca idade.

O som é uma boa dica para quem curte Dave Matews Band e Jonh Mayer só para ficar nestas influências! E vamos, vamos que o Grito de Vespa tem banda pra todos os tipos de Vatos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Os personagens mais "VATOS" do Mundo



Vamos fazer o rank dos personagens mais vatos do mundo! O primeiro é ele. Dono de uma cabeleira inconfundível e uma destreza fenomenal na arte do futebol, René Higuita nasceu, em 1966, na cidade de Medellin (Colômbia) e foi considerado um dos jogadores mais loucos do mundo.

Esse povo fala de Chilavert e Rogério Ceni, mas Higuita é tipo os Beatles, tá ligado? Se não existe rock sem os Beatles, também não existe goleiro artilheiro sem o colombiano! O cara começou a carreira nos Milionários mas foi no Atlético Nacional que conquistou seus maiores títulos (Copa Libertadores da América,1989, Copa Interamericana,1990,e o Campeonato Colombiano,1994).

Ele também teve uma passagem pelo futebol espanhol, mexicano e também da Venezuela! Quer coisa mais vatos que isso? Cidadão sulamericano! Mas a grande marca na carreira do cara foi a invenção do golpe do Escorpião e a fatídica partida contra Camarões, em 1990. Segue a minha narração:

"Colômbia e Camarões em Naples! Bola recuada para o goleiro. Lá vem ele, higuita! Pega a bola domina. Toca na direita para Perea. Perea volta para Higuita! Vai tentar driblar perdeu para Milla (rima poética), avança o camaronês bateu e balançouuuuuuuuuuu! Gollllll Golllllllll Gollllll! De Camarões! Roger Millaaaaaa! E Ele dança! Dança perto da bandeira de corner!"


A pergunta é: Qual banda que participa do Grito Rock, 2010, embalou a dança do camaronês nesta comemoração do Gol? (1m e 6s)
a) The Hells Kitchen project
b) Manolos Funk
c) Julgamento
d) Cidadão Comum
e) Toda as opções acima

Voltando, a Higuita, agora sem dislexia de assunto! akak! Poucas pessoas sabem que o colombiano também foi garoto propaganda. Veja o desempenho do goleiro artilheiro na campanha do suco "Frutiño"! Isso que é ser VATO!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

A Coluna colocando Vespasiano nos Eixos


Texto por Fred berli
Fotos por Marco Aurélio Prates


Foi na calorenta tarde do último dia 01, que a Coluna Fora do Eixo desembarcou em Vespasiano, na casa de Fred Berli, coordenador do coletivo Vatos e baterista do Manolos Funk. Procedentes de itabirito no dia anterior, com pernoite em Belo Horizonte, Pablo Capilé (Fora do eixo) e Talles Lopes (Coletivo Goma) chegaram à Vespasiano acompanhados de Lucas Mortmier do Coletivo Pegada, trazendo os mesmos conceitos que que Luís Carlos Prestes carregava durante a histórica Coluna Prestes: propagar idéias, promover o debate e mobilizar pessoas pelo interior do país.
Foi para o Vatos, uma ótima maneira de aproximar e esclarecer os membros do Coletivo sobre o Circuito Fora do Eixo e sua rede. Após um painel colocando o Fora do Eixo dentro do contexto histórico da cena musical brasileira, Pablo e Talles posicionaram o Circuito Fora do Eixo na atual cena musical Brasileira, dissertaram sobre as entregas que devemos fazer em nossas ações locais, exemplificaram e provaram através dos “cases” do Circuito Fora do Eixo a viabilidade do modelo como processo sócio cultural a nível nacional e de gestão de carreira para os artistas, falaram sobre a questão dos cachês em festivais, responderam a todas as nossas perguntas, sanaram todas as nossas dúvidas, com a segurança que apenas oradores que sabem muito bem do que estão falando são capaz ter e que por essas bandas das gerais é conhecido popularmente como “ Papo Reto” .
Passadas pouco mais de 24 horas da visita da Coluna à cidade, já podemos perceber marcas indeléveis dela dentro do Vatos. A motivação que estava alta, deu um up , o planejamento ganhou força, o entendimento nosso do Circuito Fora do Eixo aumento e novas discussões surgiram dentro do coletivo sobre seu processo de organização e seu papel na rede. Sem contar que junto com nossos parceiros da RMBH, Fórceps, Semifusa e o Pegada da capital já tiramos uma nova maneira de pensar e trabalhar a rede na Região metropolitana de BH. No final, além do saldo pra lá de positivo, fica nosso muito obrigado à Coluna Fora do Eixo e um até breve !