quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Clube de Cinema Fora do Eixo Vespasiano estréia com lançamento do filme “Papéis de Copérnico”



Clube de Cinema Fora do Eixo Vespasiano estréia com lançamento do filme “Papéis de Copérnico”

Ampliando suas ações no setor cultural, o Coletivo Vatos - ponto de articulação da rede Fora do Eixo - estréia no dia 06 de setembro, no Cine Teatro Capucho o projeto Clube de Cinema Fora do Eixo- Vespasiano. Trata-se de um cineclube que vai garantir o acesso gratuito, a difusão e o debate do cinema nacional e da produção audiovisual independente.

O Clube de Cinema Fora do Eixo- Vespasiano é um projeto viabilizado pelo Coletivo Vatos, em parceria com o Clube de Cinema Fora do Eixo (CDC) e a Secretaria de Cultura de Vespasiano. O incentivo ao cineclubismo como forma de circulação de obras é uma das principais frentes de atuação do CDC.

Inicialmente, a proposta vai garantir exibições todas as primeiras terças feiras do mês. A programação das exibições ficará disponível no site do coletivo Vatos – http://vatoscoletivo.blogspot.com - “A partir do lançamento, vamos trabalhar para envolver o público e parceiros, trabalhando uma gestão participativa, onde todos poderão contribuir na escolha de filmes e temas, bem como na produção de debates, fomentando o diálogo e a cultura cineclubista na cidade. Nessa perspectiva de produção colaborativa, optamos por lançar a ação com o nome da frente temática na rede Fora do Eixo, com o objetivo de que os próprios frequentadores batizem o Cine Clube de Vespasiano e dessa maneira participem ativamente da produção do mesmo ”, relata Fred Berli, coordenador do projeto e do Vatos.

Para a noite de estréia, o Clube de Cinema Fora do Eixo Vespasiano apresenta a produção local “Papéis de Copérnico”. Idealizado, produzido e roteirizado por Marcelo Diniz, o thriller de animação totalmente produzido em powerpoint que conta a história dos heróis Rock e Od Labu que usando uma antiga pintura de Copérnico tentam salvar a terra das mãos de Lucas, um inescropúlosos bilionário que não mede as consequências para manter seu poder.




Serviço:
CINE CLUBE FORA DO EIXO VESPASIANO
Onde: Cine Teatro Capucho, Vespasiano / MG
Quando:06/09/2011, 20 hras
Quanto: Grátis
O que: Lançamento do filme “PAPÉIS DE COPÉRNICO”
Direção e Roteiro: Marcelo Diniz
Produção: Point@art


Coletivo Vatos

Ponto de Articulação Fora do Eixo em Vespasiano, o Coletivo Vatos é responsável por várias ações de produção, capacitação e fomento da cena cultura local através de ações integradas em rede tais como o Festival La Onda, as Noites Fora do Eixo, os Observatórios Fora do Eixo e o Clube de Cinema Fora do Eixo Vespasiano.


Clube de Cinema Fora do Eixo:

O Circuito Fora do Eixo é uma rede que surgiu com o objetivo de transformar a realidade musical no Brasil. Seu crescimento gerou novas plataformas de difusão cultural. O Clube de Cinema Fora do Eixo (CDC) é uma delas e trabalha a perspectiva do audiovisual em suas mais diferentes formas, por meio dos coletivos ligados a ela.

O Clube de Cinema, atualmente, atua em 4 eixos principais: comunicação, produção, distribuição, circulação. As WebTVs dos coletivos da rede divulgam seu conteúdo no programa semanal de produção coletiva e interface interativa, Curto Circuito Fora do Eixo, produzido desde 2009. Também participam de coberturas colaborativas e transmissões ao vivo, ações cada vez mais frequentes. Além de trabalhos institucionais e promocionais das ações do Fora do Eixo, recentemente lançou a plataforma virtual, DF5 Distribuidora de filmes Fora do Eixo, buscando a divulgação de curtas, médias, e longas-metragem em formato digital, disponíveis para exibições não-comerciais sem custo algum.

O incentivo ao cineclubismo como forma de circulação dessas obras é uma das principais frentes de atuação do CDC, com vários dos coletivos e pontos parceiros que já organizam cineclubes em suas cidades e incluem filmes da DF5 em suas programações.

Ao longo do ano também são realizadas as SEDAs - Semanas do Audiovisual, que envolvem todas as ações do Clube de Cinema e são sediadas em diversos pontos da rede. A SEDA integra os pilares da cadeia produtiva do AV e durante o evento são propostas atividades envolvendo a formação nos campos da comunicação, produção, distribuição e circulação, sem perder de vista a interlocução com outras linguagens artísticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário