Clube de Cinema Fora do Eixo Vespasiano estréia com lançamento do filme “Papéis de Copérnico”
Ampliando suas ações no setor cultural, o Coletivo Vatos - ponto de articulação da rede Fora do Eixo - estréia no dia 06 de setembro, no Cine Teatro Capucho o projeto Clube de Cinema Fora do Eixo- Vespasiano. Trata-se de um cineclube que vai garantir o acesso gratuito, a difusão e o debate do cinema nacional e da produção audiovisual independente.
O Clube de Cinema Fora do Eixo- Vespasiano é um projeto viabilizado pelo Coletivo Vatos, em parceria com o Clube de Cinema Fora do Eixo (CDC) e a Secretaria de Cultura de Vespasiano. O incentivo ao cineclubismo como forma de circulação de obras é uma das principais frentes de atuação do CDC.
Inicialmente, a proposta vai garantir exibições todas as primeiras terças feiras do mês. A programação das exibições ficará disponível no site do coletivo Vatos – http://vatoscoletivo.blogspot.com - “A partir do lançamento, vamos trabalhar para envolver o público e parceiros, trabalhando uma gestão participativa, onde todos poderão contribuir na escolha de filmes e temas, bem como na produção de debates, fomentando o diálogo e a cultura cineclubista na cidade. Nessa perspectiva de produção colaborativa, optamos por lançar a ação com o nome da frente temática na rede Fora do Eixo, com o objetivo de que os próprios frequentadores batizem o Cine Clube de Vespasiano e dessa maneira participem ativamente da produção do mesmo ”, relata Fred Berli, coordenador do projeto e do Vatos.
Para a noite de estréia, o Clube de Cinema Fora do Eixo Vespasiano apresenta a produção local “Papéis de Copérnico”. Idealizado, produzido e roteirizado por Marcelo Diniz, o thriller de animação totalmente produzido em powerpoint que conta a história dos heróis Rock e Od Labu que usando uma antiga pintura de Copérnico tentam salvar a terra das mãos de Lucas, um inescropúlosos bilionário que não mede as consequências para manter seu poder.
Serviço:
CINE CLUBE FORA DO EIXO VESPASIANO
Onde: Cine Teatro Capucho, Vespasiano / MG
Quando:06/09/2011, 20 hras
Quanto: Grátis
O que: Lançamento do filme “PAPÉIS DE COPÉRNICO”
Direção e Roteiro: Marcelo Diniz
Produção: Point@art
Coletivo Vatos
Ponto de Articulação Fora do Eixo em Vespasiano, o Coletivo Vatos é responsável por várias ações de produção, capacitação e fomento da cena cultura local através de ações integradas em rede tais como o Festival La Onda, as Noites Fora do Eixo, os Observatórios Fora do Eixo e o Clube de Cinema Fora do Eixo Vespasiano.
Clube de Cinema Fora do Eixo:
O Circuito Fora do Eixo é uma rede que surgiu com o objetivo de transformar a realidade musical no Brasil. Seu crescimento gerou novas plataformas de difusão cultural. O Clube de Cinema Fora do Eixo (CDC) é uma delas e trabalha a perspectiva do audiovisual em suas mais diferentes formas, por meio dos coletivos ligados a ela.
O Clube de Cinema, atualmente, atua em 4 eixos principais: comunicação, produção, distribuição, circulação. As WebTVs dos coletivos da rede divulgam seu conteúdo no programa semanal de produção coletiva e interface interativa, Curto Circuito Fora do Eixo, produzido desde 2009. Também participam de coberturas colaborativas e transmissões ao vivo, ações cada vez mais frequentes. Além de trabalhos institucionais e promocionais das ações do Fora do Eixo, recentemente lançou a plataforma virtual, DF5 Distribuidora de filmes Fora do Eixo, buscando a divulgação de curtas, médias, e longas-metragem em formato digital, disponíveis para exibições não-comerciais sem custo algum.
O incentivo ao cineclubismo como forma de circulação dessas obras é uma das principais frentes de atuação do CDC, com vários dos coletivos e pontos parceiros que já organizam cineclubes em suas cidades e incluem filmes da DF5 em suas programações.
Ao longo do ano também são realizadas as SEDAs - Semanas do Audiovisual, que envolvem todas as ações do Clube de Cinema e são sediadas em diversos pontos da rede. A SEDA integra os pilares da cadeia produtiva do AV e durante o evento são propostas atividades envolvendo a formação nos campos da comunicação, produção, distribuição e circulação, sem perder de vista a interlocução com outras linguagens artísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário