terça-feira, 23 de novembro de 2010

Observatório Fora do Eixo em Vespasiano



Por Fred Berli


O Circuito Fora do Eixo apresenta o primeiro Observatório Fora do Eixo em Vespasiano-MG. Produzido pelo Coletivo Vatos, ponto de articulação do CFE na cidade, com o apoio do Fora do Eixo Minas, o Observatório abordará o assunto "Você Ralando com Cultura" dentro da programação da Semana "Tudo é Arte" da Escola Estadual Machado de Assis, maior escola pública estadual do vetor norte da RMBH.

Sobre o Tudo é Arte

A Semana "Tudo é Arte" é uma mostra dos trabalhos artísticos realizados pelos alunos do ensino médio da escola e conta com apoio do Instituto Unibanco. Através deste, alunos e professores apresentam projetos de ações a serem desenvolvidas cabendo ao Instituto a aprovação dos projetos que contarão com patrocínio para a execução ao longo do ano. É o caso da minissérie "Dois Rios" destaque da programação do "Tudo é Arte". Escrita pelo aluno Marcelo Vieira e dirigida por Marcelo do Vale, a minissérie conta em três capitulos uma história feita nos melhores moldes dos folhetins da Tv aberta brasileira. Clique aqui para conferir o teaser.

Sobre o Observatório FDE : "Você ralando com Cultura"

A proposta do Observatório Fora do Eixo, partiu do Coletivo Vatos em uma reunião com a coordenadora do projeto, Prof. Aloma Batista. Nesta reunião identificamos que muitos dos alunos não se sentiam contemplados pelo projeto no que se refere ao fazer arte.
Surge então o Observatório Fora do Eixo com o tema "Você Ralando com Cultura". A idéia é apresentar o trabalho do Circuito Fora do Eixo aos jovens da escola ao mesmo tempo em que são colocadas as oportunidades de se inserir na cadeia produtiva da cultura como uma opção viável para o futuro desses jovens bem como propagar os princípios do Circuito Fora do Eixo.

Serviço

O que:
Observatório Fora do Eixo : "Você Ralando com Cultura"
Onde: Auditório da E.E. Machado de Assis, Vespasiano /MG
Quando: 25/11, QUI, 10:00 hras

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Novela "Dois Rios" estreia em Cine Capucho


texto: Guilherme Lanna
Foto: Blog do Marcelo da Vale


A Novela "Dois Rios" realizada dentro do Projeto, "Tudo ARte" , da Escola Estadual Machado de Assis, estreia no Teatro Capucho, Vespasiano, 26 de Novembro.


Escrita pelo o aluno Marcelo Vieira, a teledramaturgia foi divida em uma minisérie de 03 capítulos. O projeto idealizado pela professora de artes Aloma Oliveira conta com direção de Marcelo do Vale. Os ingressos custam 1kg de alimento não perecível e estão disponíveis na escola Machado de Assis a partir do dia 19 de Novembro.

O Coletivo Vatos vai fazer a cobertura do evento pela Web Tv e registra em podcast as entrevistas com público e os envolvidos no processo de criação da novela.


Confira a prévia do que vai rolar no Cine Capucho:


https://www.youtube.com/watch?v=mqR7e8VTAnw


sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A banda Manolos Funk, representante do coletivo Vatos (Vespasiano), participa pela primeira vez do Festival Marreco de Música Independente em Patos de Minas. O evento realizado entre os dias 29/11 até 04/12 está na sua terceira edição e tem como objetivo ser uma mostra da diversidade cultural mineira ao apresentar trabalhos autorais independentes de diversos estilos.



Além dos dois de shows, o Marreco, organizado pelo coletivo Peleja, promove oficinas e debates com diversas temáticas e linguagens artísticas variadas. Estão em pauta assuntos como sustentabilidade, cultura e filosofia, além de oficinas de dança, teatro, grafite, hip hop e arte reciclada. Outro detalhe bastante diferenciado é a programação voltada para o público infantil. Além de aulas de capoeira, o campeonato de Skate “Sombra” agita o evento e insere crianças e adolescentes na programação.



Os Manolos Funk tocam no dia 4 de Dezembro, segundo dia de shows. O Marreco conta com a participação importante de bandas brasileiras Móveis Coloniais de Acaju (Brasília – DF), Aeromoças e Tenistas Russas (São Carlos – SP), Babi Jaques e os Sicilianos (Recife – PE), entre outras. Além disso, grandes mineiras representam a força musical do estado como Vandaluz (Patos – MG), Monograma (BH –MG), 4Instrumental (Sabará- MG) e Dom Capaz (Uberlândia – MG). Destaque para a participação internacional da banda “Finlândia” da Argentina.


Confira os locais e a programação:

http://festivalmarreco2010.blogspot.com

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Compacto.Rec lança Diego Morais e o Sindicato



O Compacto.Rec, em mais uma edição apresenta nesse mês de novembro o lançamento do disco “Parte de nós”, primeiro álbum de Diego Morais e o Sindicato de Goiânia.

Diego Morais iniciou sua trajetória na musica como baterista tocando em algumas bandas em Senador Canedo, município vizinho à Goiânia. Em 2006 Diego começou a tocar suas próprias composições e, juntamente com a sua irmã, fez uma série de apresentações pela cidade. Em 2007 venceu o concurso TACABOCANOCD e como prêmio o gravou um Ep chamado Reticências..., lançado no mesmo ano pelo coletivo Fósforo Cultural, e foi nesse momento que encontrou o Sindicato e se reuniram para um único show, e desde então permanecem juntos. Também em 2007 participaram de um concurso promovido pelo site TramaVirtual em parceria com a Revista Capricho, que lhes rendeu a gravação de uma faixa nos Estúdios da Trama. Desde então Diego de Moraes e O Sindicato já se apresentaram em grandes festivais, como a Virada Cultural, em São Paulo, os Festivais Goiânia Noise, Bananada e Vaca Amarela em Goiânia, além de terem tocado no Jambolada, em Uberlândia e nos festivais Calango (Cuiabá – MT), Móveis Convida (Brasília – DF), Varadouro (Rio Branco – AC), Feira da Música (Fortaleza-CE), e firmaram-se como um dos mais criativos grupos da cena independente nacional.


Compacto Rec


O Compacto.Rec é um projeto de lançamento mensal de álbuns virtuais em rede com o objetivo de estimular a circulação e distribuição de bandas da cena independente brasileira. Os agentes que integram a equipe são oriundos dos mais distintos lugares do país que, através da internet trabalham em conjunto executando toda a pré-produção do Compacto.Rec: uma compilação com músicas, letras, release, fotos, vídeo, banners e avatares, que são divulgados em todos os veículos de comunicação integrados ao Circuito Fora do Eixo


Esse ano o Compacto.Rec trouxe diversos lançamentos que deram ênfase ao projeto, como a paranaense Nevilton, a mineira Uganga, deu destaque a Coletânea Grito Rock América do Sul 2010, lançou o primeiro material solo do Jair Naves, ex-Ludovic, realizou no mês de outubro seu primeiro lançamento internacional com o álbum “YYY” da banda Falsos Conejos de Buenso Aires (ARG) e recentemente foi contemplada pela Bolsa Funarte de Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet.


O DISCO



“Parte de Nós” é o disco de estréia de Diego e o Sindicato e apresenta canções que foram experimentadas pelo grupo desde a sua formação em 2007, e experimentação é, de fato, a melhor palavra para descrever a criatividade das musicas do álbum. Com uma sonoridade que varia da psicodelia ao folclore, explorando micro-temas e sensações musicais que remetem do pop ao caipira, “Parte de nós” são muitos pedacinhos de sons universais organizados por bricolagem num belo mosaico musical.


As 12 faixas do cd transitam pelos mais variados ritmos e timbres e foram gravadas no estúdio Loop, em Goiânia, com produção de Eduardo Kolody e Rogério Pafa. O disco contou com a participação de Astronauta Pinguim e teve o apóio da Lei Municipal de Cultura.



Baixe o disco: www.compactorec.wordpress.com





























terça-feira, 9 de novembro de 2010

Festival "La Onda" Abre Inscrições Via Toque no Brasil

Quem vai dropar nesta onda? Festival Musical "La Onda", produzido pelo Coletivo Vatos, abre inscrições via Toque no Brasil para bandas que querem sair da marola e desejam dropar neste grande evento musical em Vespasiano.

Aberto ao público, o festival acontece entre os dias, 13 e 18 de dezembro, e conta com uma semana de atividades e oficinas, além de dois dias de shows, com 12 bandas no total. A ideia é mostrar a diversidade musical e integrar os artistas locais às bandas independentes mais atuantes dentro do Circuito Fora do Eixo. Não há restrição de estilos ou localidade para os artistas que desejam se increver.

O Festival Musical La Onda vem transformar o panorama da arte local e apresentar novas opções para o público tão carente de iniciativas culturais na cidade. O Festival assume um papel importante pela responsabilidade cultural e educativa. Além de difundir e mostrar a importância de conceitos de economia solidária, troca de tecnologias e produtos, temas como sustentabilidade e ecologia fazem parte do conceito do Festival.

O "La Onda" faz parte do 1º Circuito Mineiro de Festivais Independentes (CMFI), organizado pelo Fora do Eixo Minas, e conta com apoio da Secretária Municipal de Cultura de Vespasiano.

Inscreva-se no link: http://toquenobrasil.com.br/eventos/la-onda/