quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Vibe dos ensaios para o show dos Manolos Funk

(Por Tchululu - Manolos Funk_Vatos Coletivo)
Fotos: (myspace de Giffoni e Luciano Cuíca Play)

O show dos Manolos Funk, quarta feira (09), foi um tanto quando familiar. Além de dividir palco com 2 amigos talentosos como DJ Giffoni e o percussionista Cuíca Play, vários amigos prestigiaram o evento no Butecando. Mas antes de falar do show vou contar como foi a vibe dos ensaios. Nada mais justo, porque ali começara o processo.

Sérgio Giffoni

Ensaiamos primeiro com o Dj Sérgio Giffoni. Por telefone Fred marcou no estúdio do próprio DJ. Era um momento interessante, já que, havia muito tempo que não tocávamos em outro estúdio que não fosse o nosso. Além disso, era uma maneira de conhecer o novo estúdio do Sérgio que já tinha causado ótima impressão pelo tamanho do espaço e pela vista do lugar. Isso tudo antes mesmo de começar a ser construído. Saímos de casa no carro do Marcelo empilhados de instrumentos! Por acaso, existiam músicos no carro também além das parafernalhas(risos). Após pegar o Ricardo e errar o caminho algumas vezes, chegamos ao São Lucas, local no estúdio.

Sérgio nos recebeu muito bem como sempre. Um cara pacato, sussegado e com aquela energia tranqüila. Coração bom mesmo. Quando entramos no estúdio ficamos impressionados. O espaço, acabamento e equipamentos tudo com cheiro de novo. A janela tinha um visual inspirador, pois, mostrava a cidade inteira. Estrutura muito bacana mesmo. Só faltava conhecer acústica. Começamos fazendo uma Jam e de cara já vimos o tanto que som estava legal lá dentro. E o melhor! O quanto a química já havia rolado antes mesmo de começar a ensaiar as músicas do show. Pela Jam, vimos Giffoni a vontade com seus “scrachs” e fazendo o som crescer. Já havia feito a diferença. Depois disso, era só deixar a coisa fluir.

As músicas escolhidas foram Origamis e Diz Sim. Aí aproveitamos a bondade do Sérgio e empurramos Islã Margarita também (risos). Em Origamis, Sérgio manteve a linha da gravação do Ep. Alguns ataques no meio da música e no final um solo mesmo de scratchs! Não tinha como melhorar o que acreditávamos que era perfeito! Depois disso foi à vez de Diz Sim. A intervenção ficou para depois do segundo refrão. Ali era o espaço. No final, introduzimos uma parte “Salsa” um tanto quanto diferente da gravação. Nosso convidado gostou e ali também contribuiu com seu talento imensurável. Por último foi Islã Margarita. Sérgio não conhecia a música, mas após escutá-la já pegou um LP bem latino e fizemos um arranjo muito bacana na parte “especial” da música. Ficou muito legal! Foda demais. Saímos de lá convictos que o show seria bem legal.

Luciano Cuíca Play

Luciano Cuíca é tão bonzinho quanto o Sérgio. Além de talentosíssimo é uma pessoa tranqüila, fala baixo e educado que só vendo. O ensaio foi marcado na Toca do Manolos. Luciano foi o primeiro a chegar. Alías, ele chegou primeiro que eu na minha própria casa (risos). Abri o estúdio e percebia que ele estava bem ansioso. Mas de cara já soltei. “Relaxa” vamos nos divertir! Ele já se soltou ficou mais aliviado. As músicas escolhidas por Luciano foram “Calmaria Surround”, Diz Sim e existia a possibilidade de Islã Margarita também.

Começamos o ensaio e assim como Sérgio Giffoni a coisa soou de uma forma muito natural. Apesar disso, Cuíca Play preocupado e precavido começou fazer anotações para as músicas que têm milhões de arranjos. Neste momento o deixamos “louco” porque nós mesmos nos confundíamos com as partes das músicas. Coitado! Já ficam os pedidos de desculpas para o Lu. Mas o “sofrimento” dele não havia acabado. O Fred, diga-se de passagem, um fanfarrão, começou a fazer suas piadas clássicas. “Vocês viram a mãe Diná no Faustão?....” e lá foi o Luciano cair nas garras do mestre do humor peculiar. Ricardo Ulpiano também não ficou atrás. Contou o caso: “Certa vez o Luciano foi fazer uma entrevista e quando foi perguntado sobre como era o trabalho da percussão ele respondeu (isso Ricardo imitando a voz do convidado). – “A percussão? A percussão é uma coisa muiiiiito imensa”. Que frase ein Lu? Que filosofia! (risos).

O clima do ensaio foi deste jeito mesmo. Amigos reunidos para tocar. Com Luciano mais a vontade o trabalho dele foi fluindo. Destaque para mim ficou para a música “Diz Sim”. O rapaz fez um solo de “salsa” no final da música que ficou muito massa. O Manolos Funk ficou todo latino com as congas quebradas. Calmaria Surround ficou bem legal também. Deixamos a música mais suingada. Cuíca Play flutou junto com a música e fez a diferença na parte funk “quebrando” tudo com os Manolos. Foi a confirmação que o show seria foda! E o melhor, que seria divertido, pois estar no palco com amigos é sempre uma satisfação.

2 comentários:

  1. Maravilha, maravilha. Realmente foi uma sensação fantástica no Show do Manolos, uma experiência nova e riquíssima pra minha carreira, um estilo que não costumo permear, e de certa forma era um risco, mas meu coração muito feliz com o convite inusitado, resolveu seguir em frente, e o resultado junto ao talento, carinho, receptividade e energia do Manolos Funk, não seria diferente. Foi Magnético...magnífico,salve, salve galera. Obrigado. Luciano Cuica Play

    ResponderExcluir
  2. "Myspace de Giffoni" não é autor de obras fotográficas.
    A foto é de minha autoria, gentileza retificar os créditos e deletar o comentário.

    ResponderExcluir