terça-feira, 5 de julho de 2011

Vatos Visita: Invernada Cultural em Sete Lagoas


Texto: Fred Berli
Foto: Marcelo Alves Miranda

Dias atrás, estava este que vos escreve, nos encontros do "Programa de Soluções Estratégicas para a Música" do Sebrae, quando dentro dos debates, surgiu uma questão identificada por todos do grupo como um nó para aqueles que trabalham com cultura: a dificuldade de transformar um evento cultural em um evento de entretenimento. Bem, a Invernada Cultural, evento realizado no último sábado em Sete Lagoas, pelo Coletivo Colcheia, Adesa, Aldeia Interativa e Fulôres Produções, deu uma boa mostra de como unir as duas coisas com um resultado simplesmente fantástico.
O local por si só já era promessa de momentos de catarse. Afinal, além de estar encravada no alto da Serra Santa Helena, a sede da Adesa, local do evento, estava muito bem ornamentada com um jogo de luzes que interagia com o ambiente de maneira delicada e com muito bom gosto. Barraquinhas, palco e uma convidativa fogueira, completavam o clima. No cardápio, deliciosas comidas e bebidas típicas de inverno. Pronto. As condições para uma noite inesquecível estavam quase dadas.
Digo quase, por que de nada adiantaria tudo isso se não fosse a extrema felicidade da produção do evento em escalar as atrações da noite. O mais legítimo congado mineiro, instalações e intervenções poéticas, performances artísticas, artes circenses e uma mistura latina de tango-baião-forró-eletrônico-y otras cositas más, levaram o público, presente em grande número, simplesmente ao delírio.
Ao interativo e animado show do grupo Congadar, bem como às diversas intervenções que se seguiram, assisti dando uma "forza" na barraca de bebidas junto com o pessoal do Coletivo Colcheia. Se por um lado, isso me impediu de assistir em detalhes a essas apresentações, por outro, estar ali naquele momento me propiciou interagir com grande parte dos presentes à festa. E era nítido nesse contato com o público, perceber uma imensa sensação de alegria, bem estar e aconchego de todos que estavam presente e de ver todos linkados em uma grande harmonia. Como se fosse um momento mágico. É porque foi mágico!
E veio o Duo Finlândia ! Ah, o Duo Finlândia ! Esse show assisti junto e misturado na platéia. Foi a segunda vez que vi o Finlândia em ação, a outra havia sido no Festival Marreco em Patos de Minas. E mais uma vez, eles chegaram "à mineira". E acorde vai, acorde vem, pezinho batendo, depois alguém começa a dançar, depois outro, e mais outro e quando você percebe, olha a sua volta e está todo mundo dançando, inclusive você. A festa nessa hora literalmente levanta poeira.
Catarse coletiva completa ! Lindo !
Ficam aqui meus parabéns e muito obrigado a todos os envolvidos na festa. Gostaria de agradecer especialmente ao Coletivo Colcheia, nas pessoas de Consegliori Marcão, Marina, Luciana, Ana Paula, Raíssa, Paulinho, Wesley, Igor, Marcelo, Vleydson e me pardoem se esqueci alguém pelo carinho na recepção. E pra finalizar só nos cabe uma pergunta: quando será a próxima ???


Um comentário:

  1. Chefinhooo!

    fiquei arrepiada lendo o texto e relembrando da festa.
    Que bom que você veio, sua presença nos fortalece muito.

    Beijos

    ResponderExcluir